Mineiros soterrados no Chile

Nos últimos dias, uma notícia chocou a todo o mundo: 33 mineiros estão soterrados, e a previsão de resgate é só para daqui 4 meses!

No Chile, 33 trabalhadores foram soterrados, pois a Mina San José desabou, localizada em Copeapó, no dia 5 de agosto, a 700m de profundidade. São mandadas por uma sonda de 7cm alimentos, oxigênio,  água, além de cartas de parentes que estão acampados ao lado da mina, enviadas todos os dias para os mineiro. 32 trabalhadores são do Chile e 1 é da Bolívia.

Cinco mineiros já estão em depressão. A temperatura diária é de 29.5C.,  aumentando os riscos de desidratação. Para passar o tempo, jogam dominó. O mais velho dos homens tem 63 anos e o mais novo tem 19 anos.

Uma máquina de perfuração, a strata 950, está abrindo um túnel vertical de 66 centímetros de diâmetro até o local onde estão os sobreviventes. Tempo de perfuração estimada é de 4 meses, 15m por dia.  O custo só da perfuradora é de 3 a 4 milões de dólares, cujo custo total será de 10 milhões de dólares.

Os riscos para os mineiros são de irritação constante nos olhos e conjutivite, em consequência da grande quantidade de pó na mina e nos túneis. Cefaleia e confusão mental, decorrente da escassez de oxigênio e, principalmente, do excesso de gás carbônico expelido na respiração dos trabalhadores. Inflamação na traqueia, brônquios e pulmões, causada pela poeira em suspensão. Infecção e feridas na pele, pela falta de higiene do local.

E o pior é que os mineiros ganhavam para arriscar a vida 1900 reais, sem segurança alguma.

Esse acidente levanta a questão da falta de segurança para certos trabalhadores que, para ganharem a vida, submetem-se a condições precárias de trabalho.




Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s