A Moda dos Memes

Você sabe o que é um “meme” ? Com certeza você já se deparou com algun nas redes sociais…

Meme é qualquer coisa que pode se tornar uma piada na rede: citações, desenhos, fotos ou vídeos. Claro, desde que se torne um viral e se espalhe pela Internet.

Segundo a Wikipédia, este termo é sinônimo de “fenômeno da Internet”, ou seja, é tudo o que faz sucesso e se propaga rapidamente na rede. Exemplo recente disso é o garoto Jefferson, que soltou a voz ao cantar “Para a nossa alegria” e teve mais de 8 milhões de views.

Dos que fizeram sucesso até hoje, pode-se entender que o termo tem a ver com brincadeiras e piadas em citações, desenhos, fotos ou vídeos que se propagam com uma grande velocidade na rede e ganham o gosto popular.

É provável que o primeiro meme tenha sido criado, em 1998, por Joshua Schachter, de 24 anos, no serviço Memepool. Nele, os usuários postavam na Internet links interessantes.

No evento Contagious Media, em 2000, a palavra meme foi utilizada pela primeira vez. O objetivo foi traduzir em uma expressão uma mensagem que rapidamente é difundida e ganha novas versões de acordo com o contexto. Depois disso, a palavra meme caiu no gosto das pessoas.

Outra explicação possível, destacada pelo escritor Richard Dawkins no livro “O Gene Egoísta”, de 1976, se refere a “uma unidade de evolução cultural”, que espalha a mensagem de uma pessoa para outra. A partir disso, podemos interpretar que toda a informação com aspecto cultural propagado entre indivíduos é considerado um meme.

Trollface

Quem nunca viu ou compartilhou os memes Forever Alone, Troll Face e Me Gusta nas redes sociais? Eles contam histórias que lembram muitas situações cotidianas.

Algumas dessas informações foram retiradas de: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-meme.html

Postado por: Gabriela da Rosa

4 comentários em “A Moda dos Memes

  1. Agora um recado para a Professora Luciara, Prof, eu também tenho um blog, o Esportes de Sapiranga, como eu sei muito bem que o forte do Blogueiros São Carlos não é os esportes, gostaria de fazer uma “proposta” fica a seu critério aceitar ou não. É o seguinte: o público do meu Blog é de certa forma bem grande e a maioria são jovens, mas o meu blog não retrata sobre os temas que estão na ” boca da galera” fala somente de esportes e eu sinto que isso pode influenciar um pouco na audiência , assim como o Blogueiros São Carlos é um Blog que retrata muito pouco sobre esportes e isso pode ser importante, já que o futebol é um assunto que os meninos falam bastante, pois então, gostaria de saber se você aceita que eu coloque um banner do meu Blog No Blogueiros São Carlos, e eu crio um banner e publico no meu Blog, assim, faço propaganda do Blogueiros São Carlos no meu blog e o Blogueiros São Carlos faz Propaganda do Esportes de Sapiranga.

    Fica a seu critério decidir. Obrigado pela atenção e aguardo resposta, o endereço do meu blog é:
    esportesdesapiranga.blogspot.com

    • Com certeza seria super importante! Esporte é um assunto fundamental, e o banner permitiria que houvesse essa possibilidade de complementar os assuntos. Assim q eu conseguir, vou inserir o banner do seu blog. Abraços

Deixe um comentário

