Grêmio confirma atacante Brandão como novo reforço gaúcho

Washington Alves/VIPCOMM
Atacante Brandão passou em branco com a camisa azul: seis jogos sem marcar

Faltava apenas o sim do Olympique de Marselha e a palavra do clube francês já foi dada ao Grêmio na tarde desta quarta-feira. Segundo o diretor-executivo do clube gaúcho, Paulo Pelaipe, o atacante Brandão foi liberado pela equipe europeia e será apresentado em breve pelo Tricolor.

“O representante do atleta, Frank Henouda, recebeu o sim do clube francês, e vamos esperar que o atleta chegue em Porto Alegre, faça os exames médicos, para que realmente a gente possa anunciar, oficialmente, mas a situação está muito bem encaminhada”, disse o dirigente, em entrevista ao canal Sportv.

Nessa terça-feira, o Superesportes antecipou a saída do centroavante da Toca da Raposa II. A diretoria estrelada também já se pronunciou sobre a transferência do goleador. Segundo o diretor de comunicação, Guilherme Mendes, falta apenas o acerto de Brandão com o Grêmio. “Conversamos com o Grêmio e já existe um acordo entre o Cruzeiro e a equipe gaúcha. Falta apenas o acerto do Brandão com o clube (Grêmio). O Cruzeiro já aceitou ceder o jogador”.

Histórico tímido em Minas

Brandão deixa a Toca da Raposa II com números tímidos. Anunciado como reforço celeste no dia 19 de março, ele disputou apenas seis jogos com a camisa estrelada e não marcou nenhum gol.

O centroavante foi relacionado para a partida contra o Flamengo, nesta quarta, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas tinha ficado fora das últimas quatro listas do técnico Joel Santana para os compromissos válidos pelo Nacional.A saída do goleador, que não justificou sua fama em Belo Horizonte, já era cogitada pelos dirigentes, devido ao alto salário do atleta.

O atacante chegou à Toca por empréstimo gratuito, vindo do Olympique, e estreou pelo clube na Copa Libertadores da América, no jogo de ida das oitavas de final do torneio, contra o Once Caldas. Nessa partida, disputada em Manizales, Brandão sofreu uma lesão na coxa esquerda e só reapareceu na equipe na segunda rodada do Brasileiro, diante do Palmeiras. O atacante ainda entrou como suplente nos jogos contra Fluminense, América, Coritiba e São Paulo.

Brandão ainda tem contrato a cumprir com o Olympique de Marselha até julho de 2013. Sua multa rescisória está fixada em 4 milhões de euros.

Passagem pela Europa

Brandão estava na Europa desde 2002, quando se transferiu do São Caetano para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, onde foi ídolo e conquistou sete títulos. Individualmente, ele se destacou como artilheiro do Campeonato Ucraniano de 2006, com 15 gols.

Em janeiro de 2009, Brandão foi adquirido pelo Olympique de Marselha por seis milhões de euros. Desde então, firmou-se como titular da equipe dirigida pelo ex-craque Didier Deschamps e conquistou a Copa da Liga e o Campeonato Francês de 2010.

Na última temporada europeia, Brandão disputou 19 jogos pelo Francês (13 como titular), marcou apenas um gol e recebeu dois cartões amarelos. Por torneios europeus, ele fez oito apresentações e um gol.

Em dois anos, Brandão fez 16 gols em 54 jogos pelo Olympique.

Sua melhor temporada na Europa foi a de 2005/06, pelo Shakhtar, com 15 gols em 26 partidas.

O atacante ainda tem contrato a cumprir com o Olympique de Marselha até julho de 2013. Sua multa rescisória está fixada em 4 milhões de euros.

Escândalo

Em março, Brandão foi indiciado pelo Ministério Público francês por suposto estupro de uma jovem de 23 anos. O caso ocorreu numa madrugada do dia 2 de março, em Aix-en-Provence, após o jogador deixar uma boate com a garota. Exames apontaram que ambos estavam embriagados.

Brandão alega que teve relação sexual com o consentimento da jovem.

Ainda assim, o presidente do Olympique de Marselha, Jean-Claude Dassier, considerou o caso grave, por ter ocorrido às vésperas de um jogo importante contra o Lille.

Sentindo que Brandão não teria mais ambiente no Olympique de Marselha, Jean-Claude Dassier entendia, já àquela altura, que o melhor era a liberação do atacante para jogar em outro clube. 

  Ficha do atleta

Nome completo: Evaerverson Lemos da Silva
Posição: Atacante
Data de nascimento: 16/6/1980
Local de nascimento: São Paulo-SP
Altura: 1,89 m
Clubes: Grêmio Maringá-PR (1998/2000), União Bandeirante-PR (2000/2001), Iraty-PR (2001/2002), São Caetano-SP (2002), Shakhtar Donetsk-UCR (2002/2008), Olympique de Marselha-FRA (2009/2011) e Cruzeiro (2011)
Títulos: Campeonato Ucraniano (2004/2005, 2005/2006 e 2007/2008), Copa da Ucrânia (2003/2004 e 2007/2008), Supercopa da Ucrânia (2005 e 2008), Liga Francesa (2009/2010) e Campeonato Francês (2009/2010)

LEONARDO MULLER– 712

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s