Mais uma história de superação na vida;

Dia 21/05 participei do IX Torneio Aberto de Xadrez, fiquei em quinto lugar, mas,  isso não vem ao caso, pois no torneio entrevistei o Aluno Vinícius Correia,  17 anos, da Escola 1° de Maio, só que  ele é deficiente visual.

1-Desde quando você pratica xadrez?

DESDE 2005

2-Como você conheceu o xadrez?

ATRAVÉS de uma professora,que estava disposta a ensinar-me a jogar pois ela viu que eu era muito inteligente

3-Você já sentiu algum tipo de preconceito,já que, além de cego, você é negro?

Por parte dos adversários não, mas, no meu dia-a-dia já sofri muitos preconceitos

4-Você já sentiu alguma dificuldadede jogar com sua deficiência visual?

Todas as partidas sinto algum tipo de dificuldade,pois tenho que saber os movimentos do meu adversário através do tato.

5-Estava reparando no seu tabuleiro, que ele possui braile para ser identificado as letras e números das casas, que as peças pretas são ásperas, e as brancas lisas. Outra coisa que também vi, é que no tabuleiro tem furos em todas as casas para facilitar a colocação das peças.6-Onde você comprou este tabuleiro?

Existe uma loja em São Leopoldo que se chama Bengala Branca, que se vende de TUDO PARA CEGOS.Comprei meu tabuleiro lá.

6-Você já ganhou algum tipo de campeonato?

De xadrez não, pois este é o meu 1°Torneio, mas de atletismo, já ganhei troféus e medalhas. Mas Meu sonho é jogar futebol numa equipe especial para deficientes visuais.

7-Como você coloca as peças no tabuleiro para iniciar a partida?

Quando aprendi a jogar, minha prof, me ensinou que as torres iam nas pontas inferiores, a partir delas consigo montar o resto do tabuleiro.

8-Vi na sua mão direita um anel de compromisso,você tem namorada?

Sim, prometi a ela que se ganhasse uma medalha daria a ela.

9-Como vocês se conheceram?

É que sou seu professor de braile, assim que nós nos conhecemos.

10-(no final do Torneio ele recebeu o prêmio de primeiro lugar) E Então, você vai dar um troféu para ela?

Não! eu disse que daria a medalha para ela, o troféu é meu!! (Risos)

POR:LEONARDO MULLER-712

Deixe um comentário

