Lei torna obrigatório o uso da cadeirinha de segurança

Entre as importantes datas comemorativas de setembro, temos a Semana do Trânsito. Nesse ano, em especial, foi criada uma nova medida de proteção para as crianças. Muitas pessoas pensam que não é importante o uso da caderinha. O uso de caderinha pode evitar mortes. Numa batida a criança pode ser lançada longe. Por isso agora é lei.
Crianças até sete anos e meio devem usar cadeirinha de segurança para serem transportadas dentro e fora da cidade. Quem desobedecer a lei pode ter o carro apreendido.

Crianças com até sete anos e meio precisam da cadeirinha de segurança para serem transportadas tanto dentro das cidades, quanto nas rodovias. Os pais devem se adaptar para não correr o risco de serem multados e ter o carro apreendido.

O uso da cadeirinha já é obrigatório segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), mas agora virou lei. A nova resolução classifica as crianças pela idade, independente do tamanho de cada uma.

Além de especificar o tipo de cadeirinha de acordo com a idade, o Contran mudou também algumas determinações. A resolução atualiza a antiga regra, reduziu a obrigatoriedade do dispositivo de segurança de dez para sete anos e meio.

Crianças com até um ano devem ficar no bebê conforto voltadas para o vidro traseiro. De um até quatro anos deverão usar a cadeira de segurança. De quatro até sete anos e meio deverão usar um assento de elevação com cinto de três pontos.

De acordo com o Código de Trânsito, quem transportar crianças sem a cadeirinha pode ser multado em R$191,54. A infração é gravíssima e o condutor ainda pode ter o veículo retido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s